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quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bem Estar: Alimentação das Crianças um Desafio Diário


Comer é muito gostoso, mas também pode trazer maus hábitos  é preciso levar em conta os maus habitos que aprendemos desde de criança e não passarmos para os nosso pequenos.
Veja como evitar alguns maus hábitos aprendidos com nossos pais.

SOBREMESA: Quem não gosta de um docinho? Sempre é bom depois da comida, ter um docinho ao nosso alcance  mas sempre de preferencia as frutas, deixe as guloseimas para os dias de festa e datas especiais, ou uma ou duas vezes na semana.

QUANTIDADE: Nem sempre as crianças da mesma idade comem a mesma quantidade, não force a criança a comer, e nem incentive ela comer mais do que a satisfaz. Lembre-se também que alguns alimentos são mais pesados do que outros, então leve isso em conta na hora de preparar o prato dos pimpolhos.

CHANTAGEM: Se a criança beliscar antes da hora da refeição provavelmente na hora de se sentar a mesa ela não vai estar com fome. Procure não deixar as guloseimas a disposição antes das refeições, estabeleça horários para lanches. Procure não chantagear a criança dizendo que se ela não comer tudo não vai ganhar sobremesa, ofereça todas as refeições mesmo que ela não coma toda a comida.

LÍQUIDOS: Evite os sucos e refrigerantes durante as refeições, muitas crianças enchem a barriguinha com os líquidos e acabam não comendo toda a comida. Limite a quantidade de liquido, ou ofereça apenas depois da refeição. Lembre-se que comer e ingerir líquidos é um mau habito.

MASTIGAÇÃO: Incentive a criança a mastigar bem os alimentos, não a apresse durante esse processo.

COMER DE TUDO: Incentive a criança a comer de tudo um pouco, legumes, verduras e frutas. Uma boa sugestão para isso é fazer as refeições juntas, a criança precisa de exemplos, se você não gosta de determinado alimento, e não o come, provavelmente a criança não vai comer também. Lembre-se que um bom incentivo é o exemplo.

COMER BASTANTE: Procure fracionar as refeições, manter horários fixos para café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e janta. O importante é comer pouco nos horários certos, assim a criança não ficará com fome e estará bem alimentada durante todo o dia.

MISTURA: Evite o mau habito de comer carne todos os dias, incremente o que cardápio  acrescente peixe e em alguns dias da semana acrescente outro tipo de mistura, ou um prato único.

JANTAR: Com o dia a dia corrido é normal que no jantar se coma besteirinhas  mas lembre-se que com crianças não da pra ter sempre esse hábito, elas precisam de comida saudável  evite também fazer as refeições muito tarde.


Comer em família é uma boa maneira de estreitar os laços entre os membros, torne esses momentos mais gostosos, procure incentivar as crianças a ajudaram na arrumação da mesa, na limpeza dos pratos, isso também os incentiva a ter responsabilidade.
Aproveite a refeição!!!
Quer sabe mais sobre a alimentação dos pequenos acesse:  capitão cegonha e fique por dentro de alguns alimentos que podem trazer risco ao seu bebê.

4 comentários:

  1. Boa tarde lindona
    obg pela visita

    Fique com Deus, bjim Pink
    WWW.bypalomasoares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu era uma criança com péssimos hábitos alimentares! Nada saudável fazia parte do meu prato, ainda bem que era magrinha de ruim pq senão tava ferrada. Mas hj aprendi na marra a gostar das coisas que fazem bem, também. Apesar das que fazem mal serem as mais gostosas, rs.

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    Respostas
    1. Eu tbm tinha péssimos hábitos apesar de minha mãe ser bem natureba, mas meu pai nos dava guloseimas escondido rs

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