Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Saúde: Crianças e Escovação


Com crianças é sempre bom usar um pouco de criatividade e brincadeiras para incentivar certos hábitos.
Aos dois ano de idade, é onde começa a serem criados os hábitos que irão perdurar durante toda a vida da criança.
Ensinar algumas tarefas, como por exemplo escovar os dentes, pode ser um pouco complicado, mas existem certas dicas de como deixar isso mais gostoso e de uma forma lúdica  Veja como, incentivar o habito da escavação nas crianças.

COMEÇA EM CASA: O maior incentivo vem dos pais, sempre que for fazer a higienização dos dentes, leve as crianças junto com você. Nos primeiros momentos, deixe que ela manuseie a escova, sozinha e sem a pasta de dente, apos escovar seus dentes, ajuda a criança a escovar os dentes, com pasta apropriada para crianças.

PRAZER: Envolva a criançada de forma prazerosa, se fizer de forma massante provavelmente ela não vai querer repetir a atividade.

ALTURA: Se a criança for muito pequena, procure não coloca-la em cima de objetos que possam ser perigosos. Utilize bancos firmes, ou utilize uma canequinha, até ela atingir altura para utilizar a pia. Procure deixar a criança segura na hora da escovação, dessa forma ela não sentira receio de cair, esse receio, pode atrapalhar o habito da escovação.

LINGUAGEM: Provavelmente as primeiras escovações não serão das mais fáceis  mas não se altere. Procure manter um tom de voz agradável  não brigue com a criança, procure explicar e faze-la entender que é um ato importante para a saúde e higiene dela. Lembre-se sempre que esse habito deve ser inserido de maneira prazerosa.

BASE DA TROCA: Apesar de ser uma boa tática em certas ocasiões, procure não utiliza-la na incersão de hábitos necessários  Ou seja, nem tudo pode ser uma troca, a criança precisa entender que certas coisas, ela precisa fazer, por ser importante para ela, e para a sua saúde.

MEDO: Procure não colocar medo na criança, dizendo que caries são monstros etc, se for explicar sobre esse assunto, procure faze-lo de maneira que a criança entenda, sem colocar medo e infantilizar de mais o tema. Uma boa tática, é leva-la ao dentista, ele poderá explicar de maneira bem divertida e lúdica  o por que é tão importante se escovar os dentes.
DENTISTA: Quando for ao dentista leve a criança junto, para ela ir se habituando com o ambiente. Quando for levar a criança para um dentista procure um dentista infantil, o ambiente será mais alegre, ludico nessa ambiente agradável, o dentista poderá demonstrar para a criança como fazer a escovação correta.

ROTINA: As crianças precisam de uma rotina durante o dia, procure colocar nessa rotina a hora da escovação, dessa forma o habito vai se consolidando. Procure manter os horários de escovação sem pula-los.

A escovação pode ser iniciada em bebes com idade de amamentação, mesmo a criança ainda não tendo dentinhos, é necessário a higiene da bucal. Essa higiene pode ser feita com uma gaze com água morna, ou mesmo com escovas especiais, de silicone essas escovinhas alem de ajudar na higienização da boca do bebe, ainda massageiam as gengivas estimulando o crescimento dos dentinhos, e assim os dentinhos nascem sem causar muito incomodo para o bebe.
É sempre bom consultar um dentista infantil, para uma melhor orientação antes de inicial a higiene bucal em bebes. Levar as crianças para o dentista também incentiva o habito da escovação, procure de informar como a escola faz a escovação, caso a professora cante uma musica, ou faça uma dinâmica lúdica, procure repeti-la em casa.

6 comentários:

  1. Dicas legais, tbm acho errado ensinar as coisas na base do medo, o tiro sempre sai pela culatra!


    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade =D tem que ser com amor e carinho Bjs Obrigada pelo comentário ;-)

      Excluir
  2. Olá Juliana

    Adorei a sua visita, obrigada
    Hoje sem tempo para comentar, desculpe.

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  3. oi Juliana
    realmente os produtos a base de argan fazem milagres no nosso cabelo eu recomendo adorei o post

    http://acessoriostalisma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post para quem tem criança em casa. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  5. Eita! Crianças não são muito fãs de escovas de dentes. Eu mesma não gostava, meu pai que me ameaçava mesmo kkkk.
    Beijão

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...