Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Desenvolvimento através das brincadeiras.


Quem é que não tem saudade dos tempos em que brincar na rua era possível  As brincadeiras que brincávamos em nosso tempo de infância  já não são conhecidas das crianças de hoje em dia, as brincadeiras assim como o comportamento da criançada mudaram e muito.
Hoje em dia é muito comum o diagnostico de hiperatividade, a falta de espaço para brincadeiras assim como a mudança das mesmas, acabam deixando nossos pimpolhos mais dependentes dos eletrônicos  apesar desse tipo de brincadeira eletrônica serem condenados por alguns, eles podem ensinar muitas coisas para as crianças como por exemplo:

LOCALIZAÇÃO: Alguns jogos mostram mapas, onde o jogador deve se localizar  isso ajuda a criança a entender o sistemas de mapas, e como se localizar em um lugar desconhecido.

REGRAS: Muitos jogos tem varias regras, algumas que não podem ser quebradas, e algumas que são combinadas, isso ajuda a criança a entender que as regras são importantes e devem ser seguidas.

LATERALIDADE: Subir, descer, esquerda, direita tudo isso pode ser aprendido com mais facilidade nos jogos, visto que muitos jogos de plataforma a criança lida com lateralidade de forma muito natural.

Muitos jogos podem ser usado de forma pedagógica  basta ter um olhar mais preciso, e dedicar tempo para "brincar" com as crianças. Mais, para pais mais convencionais, é possível inserir algumas brincadeiras que dispensam os eletrônicos  mas que ainda assim podem ajudar e muito no desenvolvimento cognitivo das crianças, principalmente no desenvolvimento da memoria e concentração.

AMARELINHA: Um jogo bem simples, que ajuda a desenvolver a coordenação motora, a frustração, e o respeito por regras. Pode ser realizada em qualquer lugar, com muito ou pouco espaço, a brincadeira também pode ser feita com vários jogadores ou apenas dois. Existem também variações da brincadeira, mas que ainda assim trabalham os mesmos aspectos.

JOGOS EM TABULEIRO: São jogos que estimulam o raciocínio logico, assim como planejamento e estrategia.


JOGOS DE ENCAIXE: Estimulam coordenação motora, agilidade, imaginação e organização. Podem ser jogados em conjunto, ou sozinho.

FAZ DE CONTA: Estimula a criatividade, coordenação motora, linguagem e ajudam a criança a exteriorizar situações de conflito ou mesmo situações cotidianas.

O brincar faz parte do desenvolvimento da criança, o envolvimento dos pais nesse processo ajuda a criança a se desenvolver envolta pelo carinho da família  Atividades prazerosas de brincadeiras, ou mesmo de temas de interesse das crianças, faz com que o aprendizado seja ainda mais prazeroso, pense nisso quando buscar uma atividade lúdica para envolver seu filho.

Veja o que temos relacionado ao tema:
Saiba como escolher os sucos de caixinha
Por que evitar os Shakes?
Crianças e escovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...