Translate

terça-feira, 14 de maio de 2013

Etiqueta das redes sociais: Você tem?

As redes sociais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
Existem inúmeras maneiras de ficar conectado, conversar com os amigos, e se contar e mostrar o que estamos fazendo.  Apesar de ser muito gostoso, e atraente compartilhar o que fazemos, onde estamos, etc, pode ser massante e ate mesmo incomodar outras pessoas.
Em razão disso, muito se vê falar sobre uma certa etiqueta, que devemos ter nas redes sociais. Essas etiquetas não se diferem, em questão do principio básico, da etiqueta do dia a dia que seria: O meu limite acaba quando começa o limite do outro.
Veja algumas dicas de etiqueta nas redes sociais:

INDIRETAS: Procure não enviar indiretas, alem de ficar uma especulação desnecessária da sua vida, não vai resolver em nada seu problema (seja com uma pessoa ou não), e ainda você fica tachada (o).

O QUE ESTOU FAZENDO: Não é necessário detalhar cada passo do seu dia. Procure postar apenas o que realmente vale a pena, algo excepcional do seu dia.

FOTOS DE COMIDA: Ninguém precisa saber exatamente o que você comeu durante o dia. Postar uma ou outra foto de uma comida diferente, ou de um prato que você fez, testou uma receita que deu certo tudo bem! é valido!! mas ficar postando foto de cada refeição, não é legal!

CORRENTES/ ACIDENTES: É muito desagradável  sabemos que as correntes não ajudam ninguém  e convenhamos, ver fotos de acidentes trágicos ajuda em alguma coisa?

BRIGAS E FOFOCAS:  Ficar brigando ou falando mau de alguém nos recados alem de uma exposição desnecessária, é muita falta de educação. Se tem um problema real com a pessoa converse pessoalmente com ela.

ANIMAIS: A maioria das pessoas adoram seus bichinhos, amam e tudo mais, mas procure dar uma maneirada nas fotos. Nem todo mundo pode gostar de ver um zilhão de fotos do seu cachorro ou gato.

CRIANÇAS:  Tente não expor muito as crianças, com fotos ou videos, como sabemos a internet pode ser um prato cheio para pessoas de más índoles.

EXIBICIONISMO: Postar o quanto se gastou com uma festa, roupa, etc, é desnecessário, e pode chamar atenção de pessoas de má índole. Procure se conter, ninguém precisa saber o quanto você gasta. 

BEBEDEIRAS: Se a festa estava divertida, não tem problema postar uma ou outra foto, mas ficar postando fotos de mesas cheias de cerveja, pessoas transtornadas pelo álcool  é desnecessário  deselegante e ainda você pode constranger alguém  Se a foto for sua, pense se essa é a imagem que você deseja passar.

PRODUTOS: Reclamar de um produto que veio com defeito ou adulterado é um direito seu, mas nada de ficar polemizando e muito menos de sair descendo o pau nas empresas, existem outras maneiras de resolver esse tipo de situação.

OPINIÕES: Não somos obrigados a concordar um com os outros, mas guarde para você opiniões extremistas, de cunho politico ou ofensivo. Certos assuntos devem ser discutidos pessoalmente, nas redes sociais procure colocar sua opinião de forma que não agrida e não constranja ou traga mal entendimento.

CHECK-IN: Postar onde você compra, onde vai, pode não ser interessante para as outras pessoas. Procure usar esse serviço quando tiver algo de interessante para dizer do lugar que você está, algo que possa ajudar as demais pessoas que estão se encaminhando para esse lugar.

Muitas das vezes acabamos não temos a real noção de nossas atitudes nas redes sociais. É preciso estar atendo a como nos comportamos nesse meio. Nem sempre o que postamos está sendo visto apenas por nossos amigos e parentes, fique atento para não se expor de mais, ou para não constranger um amigo, parente etc. As redes sociais são para aproximar as pessoas, e não para afasta-las, pense e re-pense em como você utiliza as redes sociais.

Que tal dar uma olhadinha em mais artigos sobre o assunto?


2 comentários:

  1. Oi flor ! Realmente , as redes sociais estao cada vez mais presentes .
    E ngm mesmo precisa ficar sabendo de brigas e do que a gnt come , né ...
    certas coisas sao desnecessarias ..
    Adorei o post!
    Estou super seguindo e te
    convido a me seguir tb e curtir a fan page do meu
    blog, ah conheça e se inscreva no meu canal do youtube tb,
    é tainaheille
    meu twitter: @tainasheille :
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Juliana!! Perfeito seu post..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...