Translate

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dicas para Poupar!

Economia é uma palavrinha que ouvimos muito, mas pouco aplicamos em nosso dia a dia, principalmente quando essa palavrinha, vem associada ao dinheiro.
Muitas pessoas, fazem malabarismo para que o dinheirinho suado dure ate o fim do mês, e ainda proporcione prazeres de consumo. Acontece, que se o dinheiro não dura, o errado é a forma como se administra, não é fácil viver em economia, mas com o tempo fica uma coisa natural.
Ao contrario do que muitos pensam, viver economicamente, não quer dizer cortar tudo que se gosta de fazer. É possível sim, viver economicamente, e sair com os amigos, comprar objetos de desejo etc, mas para que isso de certo é preciso MODERAÇÃO!
É preciso se pensar que a economia de hoje vai te levar a uma situação melhor no futuro, ou ate mesmo a realização de um sonho de consumo. Sempre pense no futuro, procurando ter uma vida financeira confortável, isso significa pensar a longo prazo, ou seja, você não vai economizar um mês, pra torrar no outro. O mais correto é, economizar por um prazo, para se realizar uma meta, então o primeiro passo é responder a seguinte pergunta:

"Qual sua meta?" 


Ela pode ser: comprar um imóvel, investir, comprar um carro, ter variadas fontes de renda, abrir um negocio etc.
Apos definir sua meta, é preciso sentar com uma calculadora, contas e saldos em mãos e começar a se planejar. Organização é a fonte de uma boa economista, anotar cada gasto é importante mas o principal é saber para onde o dinheiro vai. Nesse sentido procure ter um caderno para anotar os gastos e fazer um balanço mensal de suas contas.
Ao fazer um levantamento de seus gastos, incluindo cartão de credito e parcelamentos procure negociar essas contas. 
Antes de fazer seu porquinho engordar, é preciso eliminar as contas e gastos excessivos:

CASA: Procure fazer economia com água, luz, telefone, TV a cabo. Por exemplo, se você não usa muito o telefone fixo, pra que te-lo em casa? O mesmo vale para a TV a cabo, se você fica mais tempo fora de casa, acaba não compensando pagar um pacote mais caro.

CARTÃO DE CREDITO: Muitas pessoas usam o cartão de credito para emergências, ou com a falsa ilusão de que facilita a compra, pois se tem mais prazo para pagar. O cartão de credito é seu inimigo!! Procure usar com a máxima moderação, de preferencia saia de casa sem ele!.

CONTAS: O debito automático das contas é super pratico, mas acaba nos deixando sem uma devida noção do quanto gastamos, por isso sempre confira seu extrato, e faça um balando das contas todo mês.

TRANSPORTE: Caso utilize o carro para se locomover, procure estabelecer uma meta do quanto vai gastar com combustível. Procure usar um meio de transporte alternativo, como carona, bicicleta ou ate mesmo transporte publico.

Apos pensar e analisar onde pode haver economia (ou onde é possível se economizar mais), procure estabelecer metas. Reservando uma certa quantia para lazer, comprar do mês, compras de roupas e sapato etc.

1- LAZER: Se informe sobre passeios e lugares mais em conta, procure cupons de desconto, deixe para fazer um passeio mais caro para ocasiões.

2- COMPRAS DO MÊS: Muitos casais fazem suas refeições fora de casa, procure analisar se não vale mais a pena comer fora, do que fazer compras. Evite o disperdicio de alimentos, comprando uma menor quantia. Procure fazer uma reposição semanal da sua dispensa, mas sempre honrando o valor determinado para as compras.

3- ROUPAS E SAPATOS: Mesmo não comprando todo mês esses objetos, guarde o valor estabelecido para este fim. Nesse item, deve ser pensado como uma prestação, caso o objeto de desejo seja mais caro do que o valor estabelecido para este gasto, procure parcelar ou juntar para comprar a vista.

4- DINHEIRO VIVO: Procure sempre pagar com dinheiro. Evite o parcelamento, principalmente quanto ele compromete seu orçamento por vários meses. Caso o pagamento a vista não seja algo possível, procure juntar o dinheiro ou fazer parcelas maiores em uma prazo menor. Dessa forma, se paga menos juros, e se evita comprometer o orçamento por vários meses.

5- POUPANÇA: Reserve uma quantia para poupar, tome essa quantia como um habito. Procure seguir o orçamento a risca, para que o objetivo principal possa ser cumprido: POUPAR!! Caso não sobre a quantia reservada para isso, analise novamente seu orçamento.

6- SAIDINHAS: As saidinhas com os amigos podem comprometer seu orçamento, procure evitar excessos, lembre-se que existe uma quantia reservada para o lazer, e se o seu desejo é sair com os amigos varias vezes ao mês, procure economizar, lugares mais baratos, dividir a conta, consumir menos etc. Nada de extrapolar!!!!

7- IMPREVISTOS: É muito importante reservar uma certa quantia para os imprevistos que surgirem. Dependendo do tamanho do imprevisto, o cartão de credito, pode ser uma boa opção (mas procure deixa-la para ultimo caso), mas desde que você não tenha uma fatura muito exorbitante.

8- CARTÕES:  Não ande com os cartões do banco na bolsa, eles serão uma tentação! Andar com eles pode te instigar a gastar sem necessidade. Coloque uma quantia na carteira,  e se desafie a não gasta-la, ou a usar a menor quantia possível.

9- NEGOCIAR: Aprenda a negociar, pexinxar, sempre é possível conseguir um descentinho, um brindezinho, seja guerreira!! Não saia da loja sem um desconto!

10- VOCÊ PRECISA? Essa é uma boa forma de evitar gastos desnecessários, se pergunte se realmente precisa daquilo, ou se é apenas um desejo, um impulso. Na duvida, não compre, em casa com tempo avalie se realmente é necessário aquela compra.

Na maioria das vezes, viver em economia, pensando em uma meta a longo prazo, requer que o estilo de vida que levamos seja repensado. Mas não desanime!! Isso não quer dizer que você vai deixar de fazer coisas que gosta, apenas vai viver focando em uma meta, gastando o que planejou e poupando para realizações futuras.
Não se deve ficar contando moedinhas, ao mesmo tempo que é preciso pensar em ter uma certa independência financeira, afinal quem não deseja ter um negocio próprio, investimentos, fontes de rendas diversificadas?
Então lembre-se:
Para economizar é preciso se organizar, reservar quantias para lazer, compras do mês, gastos e principalmente para poupar! Essa deve ser a meta do orçamento POUPAR!!!

Bora engordar nosso porquinho?

Quer mais dicas? Acesse: 52 Dicas para economizar

3 comentários:

  1. ótimas dicas ;D

    boa semana!!
    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Para planejamento financeiro seu post está ótimo.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  3. Júu preciso me organizar mais sobre isso! =)
    Bjs
    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...