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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Qual melhor leite para consumir durante a dieta?

Quem nunca tomou um copo de leite quente para dormir?
Apesar de algumas pessoas acreditarem, que essa tática não passa de mito, estão enganadas, o leite morno, ajuda sim a ter uma boa noite de sono. Isso ocorre por que o leite possui um aminoácido, chamado triptofano, esse aminoácido age de forma tranquilizadora em nosso organismo, promovendo a calma mas, para obter esse beneficio, é preciso aliar o leite a uma fonte de açúcar, como achocolatado, mel etc.
Alem desse beneficio o leite ainda traz vários outros, como fonte de vitaminas, prevenção de doenças relacionadas aos ossos, e no caso das crianças ajuda na formação do sistema nervoso.
Muitas pessoas não consomem a quantidade correta de leite e derivados, para a prevenção de doenças relacionadas aos ossos, é preciso consumir 3 porções diárias de leite ou derivados. O consumo de leite é importante para nosso organismo, e mesmo para pessoas que fazem dieta, ou tem intolerância a lactose, o consumo pode ser feito pois, existem varias opções no mercado, algumas ate enriquecidas com mais vitaminas e minerais, que tal conhecer um pouco melhor das opções disponíveis?

INTEGRAL: Os leites em versão integral são denominados dessa maneira pois a quantidade de gordura não é retirada durante os processos químicos. As diferenças ocorridas entre as versões A, B e C são a quantidade de micro-organismos, próprios do leite que são retiradas.
O leite tipo A, possui menos micro- organismos do que o B, este possui um pouco mais do que o C, a quantidade de micro- organismos presentes não afeta a quantidade de cálcio existente no leite, onde no caso do integral em um copo de 200 ml, encontramos 235 mg de cálcio.


SEMI- DESNATADO: Os leites semi-desnatados, possuem uma pequena redução de gordura, comparado a versão integral. Os demais nutrientes permanecem nas mesmas proporções. Por conter uma certa quantidade de gordura, promovem maior saciedade do que os leites desnatados, encontramos em um copo de 200 ml cerca de 231mg, de cálcio.

DESNATADO: Esse tipo de leite, não possui nenhum teor de gordura em sua composição, por essa razão são os preferidos das pessoas que desejam perder peso, visto que o recomendado para quem esta de dieta, são as gorduras insaturadas.
Encontramos em um copo de 200ml cerca de 228 mg de cálcio (pode-se encontrar algumas versões enriquecidas com vitaminas, ferro e cálcio)

SEM LACTOSE: Esse tipo de leite não contem a açúcar presente no leite, chamada lactose. Por essa razão são recomendados para pessoas com intolerância a esse tipo de açúcar. Pode-se encontrar versões, desnatadas, integrais e ate mesmo semi desnatadas.
Em versões sem nenhuma lactose, podemos encontrar em um copo de 200ml cerca de 232mg de cálcio.

LEITE DE SOJA: Possui grande valor nutricional, indicado para pessoas com intolerância a lactose ou para vegetarianos, devido a grande quantidade de proteínas. Possui pouca gordura satura mas, a quantidade de cálcio encontrada nesse tipo de leite não é muito alta, cerca de 176mg em um copo de 200ml.

LEITE DE CABRA: Contem mais gordura do que o leite de vaca, e por isso é mais calórico, devendo ser evitado por quem deseja perder peso, ou quem esta com o colesterol elevado. O leite de cabra auxilia na saúde intestinal, a quantidade de vitaminas B6 e B12 são maiores do que as encontradas no leite de vaca. Podemos encontrar em um copo de 200ml cerca de 224mg de cálcio.

LEITE EM PÓ: Esse tipo de leite é muito comum, e muito utilizado devido a praticidade e a melhor durabilidade. O leite em pó possui os menos nutrientes e proteínas do leite, algumas versões são enriquecidas, destinadas as crianças ou mesmo desnatadas voltadas para quem deseja perder peso. Apesar desse tipo de leite, trazer maior quantidade de nutrientes, o corpo não absorve todos os nutrientes como nos leites líquidos.
A quantidade de cálcio pode variar de acordo com o enriquecimento do produto.

Existem varias versões no mercado, como o leite de arroz, de quinoa e ate mesmo algumas versões enriquecidas com outros nutrientes. Vale analisar a quantidade de cálcio presente nas versões, e adequar o produto a dieta, o importante é consumir 3 porções diárias de leite e derivados, para evitar ficar com os ossos fraquinhos!!
Bora beber leite!! =D

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse:


4 comentários:

  1. Na ditea dukan eu tomo muito leite desnatado e uso muito leite em pó desnatado para fazer receitas! Adorei saber mais sobre eles!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

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    Respostas
    1. humm! tem varias recitas muito gostosas com leite em pó! Aqui em casa eu uso muito! tanto pelas receitas quanto pelo maior tempo de durabilidade! rs

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  2. Realmente, resistir á um leitinho quente antes de dormir é complicado kk Geralmente substituo por chá com adoçante que é beeem menos calórico, mas lógico que não é a mesma coisa kk Adorei o post!
    www.espacegirl.com

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    Respostas
    1. Eu intercalo chá e leite, mas eu troco o achocolatado por canela!

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