Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Como conservar suas panelas de manira correta.

Existe uma infinidade de panelas no mercado, uma mais linda e fofa do que a outra. 
Mas, algumas não são resistentes, e acabam ficando feias com o uso, mesmo que você use de maneira correta, não coloque em fogo alto e siga as indicações do fabricante, com o tempo elas vão ficando feias.
Me parece que estão fabricando panelas para brincar de casinha, para enfeitar a cozinha, e na verdade, se paga muito caro por isso. As panelas decoradas, coloridas e fofinhas, são mais caras que as tradicionais, fazendo com que, o uso meramente decorativo, fique um pouco estanho ao meu ver.
Eu tenho um super xodó com minhas panelas, e procuro ao máximo mante-las e conserva-las segundo a indicação dos fabricantes, mesmo por que um bom conjunto de panelas, que dure e que seja realmente bom, é caro!
Que tal algumas dicas para te ajudar a manter suas panelas bonitinhas por mais tempo?

ALUMÍNIO: É o tipo mais comum de material para panelas. Panelas desse material geralmente são mais baratas, mas deve-se tomar cuidado!! quando o alumínio é muito fino, é muito comum a comida queimar. Quando for lavar esse tipo de panela, procure não usar esponja de aço, pois elas podem danificar a panela, deixando riscos que podem juntar resíduos difíceis de serem removidos.

INOX: Acredito que o melhor material para panela. Existem varias sub marcas, que variam na espessura do inox utilizado para confeccionar a panela. Assim, como o alumino, se o inox for fininho, provavelmente a panela vai ficar com o fundo queimado mais facilmente. As panelas de inox não soltam substancias na comida, e são mais faceis de serem conservadas. Para tirar as manchas e sujeiras mais grossas da parte interna da panela, não use esponja de aço, coloque água, sal e vinagre e leve ao fogo. Para a sujeira da parte externa, deixe de molho em água diluído um pouco de limpa alumínio.

FERRO: Eu simplesmente amo esses tipos de panela, pois alem de dar pra cozinhar no fogão a lenha, não precisam de muitos cuidados de conservação. Super resistente, para conservar sempre pretinhas, e evitar que enferrujem, uma vez na semana, passe óleo de cozinha por toda panela, tanto dentro quanto fora. Para secar bem a panela, depois de lavar, leve ao fogo. Sempre lave com esponja macia, nada de usar esponja de aço, ou o lado mai áspero da esponja!

ANTIADERENTE: Simplesmente não gosto desse tipo de panela, sempre que comprei me arrependi. Com o tempo o teflon vai saindo, e muitas vezes sai durante o cozimento dos alimentos. Não se deve usar esponja de aço, e muito menos o lado mais áspero da esponja, evite também cozinhar com colheres de alumínio ou inox, sempre use espatulas ou colheres de silicone ou madeira, assim evita-se que se danifique o teflon.


Imagem encontrada no seguinte link
http://www.finna.com.br/tipos-de-panela/
As panelas de barro são mais comuns no uso de fogão a lenha, mesmo por que nos fogões convencionais, pode acontecer de que elas rachem, devido a distribuição do calor, geralmente no fogão a lenha, o calor vai ocorrendo gradativamente, e uniformemente, o que não acontece nos fogões convencionais. Para conserva-las basta usar detergente neutro, e evitar esponjas de aço.

Gostou do tema? Quer saber mais sobre o assunto? Acesse:



8 comentários:

  1. Ótimas dicas, adorei o post, super útil!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  2. Juuu tava comentando isso com a minha prima esses dias!
    Conservar as panelas é importante, inclusive aprendi a usar muito mais colher de pau para mexer do que as de alumínio que arranham!

    Bjs

    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm só cozinho com colher de pau! me sento a cozinheira kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Sou uma péssima dona de casa, não dou a minima para as minhas panelas, tipo ficar ariando? Nem pensar, tem que ser preta e pronto...rs


    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk tbm não sou la grande coisas como dona de casa, sou bem desencanada, mas sou um pouco neurótica, com panelas e potes vai entender neh? rs

      Excluir
  4. Juu!
    Lindo fds para vc flor!
    Bjo
    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Belas dicas de como organizar as panelas.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...