Translate

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dicas para Conservar os Alimentos

Já parou para pensar na quantidade de alimentos que jogamos fora? Principalmente quando mora apenas um casal, a quantidade de alimentos que vão para o lixo, é muito grande (vejo isso por mim e por comentários de amigos).
Mas, como fazer para conservar melhor os alimentos e para fazer com que eles durem mais?
Veja algumas dicas:

DICA 1- Procure fazer compras fracionadas, principalmente de verduras legumes e frutas, que são os alimentos que estragam mais facilmente.

DICA 2- As frutas podem ser congeladas, basta separar a polpa e congelar. Outras frutas podem ser congeladas em embalagens a vácuo.

DICA 3- Coloque as verduras lavadas e picadas (para facilitar o preparo e manuseio) dentro de potes, alguns alimentos podem ser envolvidos em papel toalha ou alumínio, que auxiliam na conservação.

DICA 4- Alguns legumes e frutas, podem ser comprados mais verdinhos, assim vão amadurecendo com o tempo e se evita o disperdicio.

DICA 5- As frutas e legumes que estão muito maduras, podem ser usados para fazer molhos, doces e purês.

DICA 6- Guarde sempre as folhas na parte de baixo da geladeira, as folhas tem menos durabilidade, caso tenha a possibilidade de ir a feira ou a horta, procure comprar verduras para a semana, é uma forma de evitar disperdicio e variar o cardápio de saladas.

DICA 7- Para conservar as verduras mais fresquinhas por mais tempo, deixe-as de molho na água gelada, para que as folhas murchas voltem a ter um certo frescor, antes de preparar a salada, deixar-as de molho na água gelada, com gelo e vinagre (isso só funciona se as folhas não estiverem muito murchas).

DICA 8- Se tiver um espaço em sua casa, faça uma hortinha, assim sempre terá verduras, legumes e temperos frescos, As frutas, como laranja, maracujá entre outras, podem ser plantadas em vasos grandes, e deixadas na varanda.

DICA 9- Algumas frutas devem ser evitadas serem conservadas dentro da geladeira.
DICA 10- Deixe sempre as frutas a mostra e ao alcance das crianças, assim você incentiva uma boa alimentação, e o consumo de frutas, dessa forma se evita que elas estraguem por falta de consumo.

Gostou das dicas? O que você faz para conservar os alimentos em sua casa? 

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse:


3 comentários:

  1. Eu sou dessas de comprar fracionado! Anotei algumas dicas que eu ainda não usava!


    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não comprava assim fracionado, achava que iria gastar mais do que fazendo comprar para o mes, mas percebi, que para um casal, que come pouco, e pouco fica em casa, é melhor comprar fracionado, mesmo por que eu e meu marido quase não ficamos em casa mesmo, e estraga mta coisa! rs

      Excluir
  2. Ótimas dicas, adorei!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...