Translate

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Acidentes Domésticos com Animais: Cuidados para evitar

Quando decidimos ter um animal em casa, precisamos prestar atenção no ambiente que oferecemos para o bichinho.
Cuidar de um animal, pode parecer fácil, mas precisa de tempo, dedicação e de alguns cuidados que vão alem de dar comida, banho e levar ao veterinário. Devemos tomar cuidado com os ambientes da casa, e com os objetos que estão expostos.
Assim como nos, os animais também estão expostos a acidentes domésticos, alguns ate bem comuns.
Veja alguns cuidados que devemos ter para evitar esses acidentes:


ALTURAS: Muitos animais pela curiosidade ou mesmo instinto, acabam subindo nos moveis, ou mesmo janelas, escadas, e ao descer se jogam, caem de mau jeito e podem sofrer fraturas ou mesmo distensão muscular. O cuidado com janelas abertas deve ser redobrado quando se tem o bichinho em apartamento, principalmente quando os animais são filhotes.

PORTAS E VIDROS: Muitos donos de animais gostam de leva-los para dar uma voltinha de carro, mas é preciso tomar cuidado com as portas e com os vidros. Os bichinhos podem prender o rabo, orelhas ou mesmo a linga nas portas e vidros elétricos, por isso deve-se tomar cuidado, para que quando o animal colocar o rosto na janela não acabar pressionando algum botão que ligue o vidro, ou quando descer do carro, tomar cuidado com a porta.

CARRO: Os animais que costumam passear de carro com os donos, devem ser levados em caixas próprias para transporte, ou em cadeirinhas e cintos próprios para animais, pois assim como nos e as crianças, os animais podem sofrem acidentes quando freamos bruscamente, ou quando o animal for muito agitado, e não esta acostumado em andar de carro, ele pode ficar estressado, agitando de um lado para outro, ate nos atrapalhando no transito.

PRODUTOS DE LIMPEZA: Não é comum que alguns animais, ingiram produtos de limpeza, principalmente quando são filhotes, por isso devemos deixa-los fora do alcance dos animais, sempre acondicionados em lugares fechados ou de difícil acesso.

FIOS E CABOS E TOMADAS: Esses objetos são adorados pelos animais na hora de brincar, principalmente os gatos. Por isso devemos tomar cuidados em não deixa-los muito expostos e sempre presos, com fitas próprias para organizar fios, protetores de tomadas etc, pois ao brincar com esses objetos os animais podem levar um choque, que dependendo do tamanho do animal, pode ate ser fatal. Também pode acontecer, de ao brincar com os fios, os animais se enrosquem e sejam asfixiados.

AFOGAMENTO E QUEIMADURAS: Quando os animais são filhotes é comum serem curiosos, e acabarem encontrando em tudo algo divertido para brincar, caso não tomemos os cuidados devidos, eles podem se queimar em ferro, panelas ou em qualquer superfície quente ou mesmo ate acabar se afogando em algo que deixamos com água, como um balde ou mesmo o tanque.

PASSEIO: Para evitar que seu bichinho fique muito agitado, principalmente quem mora em apartamentos, leve seu bichinho passear, mesmo que ele seja um gato, eles também precisam esticar as perninhas! Procure levar sempre uma garrafinha com água, principalmente quando o passeio for longo, e se o dia estiver muito quente, tome cuidado com o asfalto, que pode queimar as patinhas dos animais, nesses dias de calor intenso, procure fazer passeios menores, na grama, ou em superfícies menos quentes.
Ter um bichinho em casa, pode ser trabalhoso, pois quando filhotes são como crianças, indefesos e curiosos, e dependendo do temperamento e personalidade do seu animal, ele pode ser um crianção ate quando adulto, sendo agitado e curioso. Por isso devemos tomar os cuidados devidos, para que eles não se machuquem e permaneçam saudáveis por bastante tempo ao nosso lado! 
E você que cuidados que toma com seus bichinhos?

Gostou do tema? Quer saber mais sobre o assunto? Acesse:








2 comentários:

  1. O meu filhote é super curioso e arteiro, só que digamos que ele já é filhote a um bom tempo, tem 9 aninhos já kk é um gatinho peste, digo, um gatinho persa *-* Adorei as dicas, muito boas!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  2. Ju!! Verdade! Nossos bixinhos merecem tdo cuidado do mundo!! Seu blog é super construtivo mulher! Cria a fan page dele!! Vai bombar!
    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...